Com os Czares em São Petersburgo

A viagem para a Rússia já tinha sido adiada uma vez, mas finalmente em junho de 2016 fomos a São Petersburgo.

Nesta época são famosas as noites brancas (“белые ночи” – pronuncia-se belyye nochi  em russo), quando tem sol até às 11 da noite.

2016-06-20-at-07-31-41

Tsarkoe Selo: o Palácio de Catarina em São Petersburgo

Estudei russo por 3 anos antes da viagem com a Olga e a Irina, porque sabia que lá não adianta falar inglês, é tudo em russo mesmo. A língua não é tão difícil como parece: após as primeira aulas já dá para decifrar o alfabeto cirílico e ler as placas. Também é interessante  conhecer um pouco da cultura, do cinema e da literatura russa, que são muito ricos.

Para ficarmos mais tranquilos, resolvermos também ter uma guia russa que falasse português para nos acompanhar durante os 3 dias que ficamos lá. A Natalia Verenich (nverenich@mail.ru) era indicada nos blogs pelo consulado do Brasil e realmente foi a melhor coisa que fizemos. Apesar dela não poder ficar com a gente pessoalmente, ela providenciou todo o roteiro da viagem, as entradas nos palácios e as reservas nos restaurantes típicos. Tivemos ainda uma van com motorista à nossa disposição junto com guias russas que falavam português.

O pacote da Natalia em São Petersburgo ficou ao todo por €1600 incluindo o seguinte:
– Serviço da guia + carro  para  3 dias.
– Os vouchers  (ingressos) para 2 pessoas:
– Fortaleza de São Pedro e São Paulo; Catedral de Sao Pedro e Sao Paulo ;
Permissão para entrar no território da Fortaleza de São Pedro e São Paulo;
– Catedral de Santo Isaac ;
– Igreja de São Salvador do Sangue Derramado ;
– Museu Hermitage ;
– Palácio da Catarina e parque na cidade Tsarskoe Selo;
–  Palácio de Verão de Pedro e parque na cidade Peterhoff;
– Palácio Yussupov;
– Passeio no barco privativo pelos rios e canais;
– Museu do Cerco de Leningrado.

2016-06-20-at-08-42-49

Catedral do Sangue Derramado ao fundo nas margens do  Canal Griboedov.

Para hospedagem escolhemos um hotel boutique indicado no tripadvisor chamado “Casa Leto“. Quando chegamos no hotel, confesso que ficamos um pouco assustados: era um prédio muito antigo com uma escadaria até o primeiro andar. Lembrou o hotel que ficamos em Budapest, o Brody House: bem típico do leste europeu, com ar de ruínas, parecendo que você está voltando ao tempo da guerra. Passando o susto inicial, o hotel é bem charmoso, com ótimo atendimento e instalações. O pessoal fala inglês e dá ótimas dicas sobre a cidade.

Foi o primeiro choque cultural, após uma viagem muita longa. Saímos do Rio às 22 h do dia 18/6 e chegamos em São Petersburgos às 17h no horário local do dia 19/6, com um tempo de conexão em Paris de 2h40. Como são 5 horas de fuso horário, a viagem levou ao todo 14 horas, sendo 11h20 dentro do avião.

Perto do hotel tem uma patisserie excelente chamada Bushe (Буше em Russo). Fica na rua Malaya Morskaya, 7 (“pequena” Morskaya). O hotel fica na Bolshaya Morskaya ul., 34 (“grande” Morskaya). Ul vem a ser a abreviatura de “ulitsa” (rua em russo “улица”). Foi na Bushe que testei os meus parcos conhecimentos de russo: não tem cardápio em inglês e nós queriamos tomar um suco de laranja (“апельсиновый сок” – apel’sinovyy sok) com um doce. A moça do caixa entendeu, mas perguntou se eu queria o suco feito na hora. É claro que não entendi e tive que usar mímica para dizer que era feito na hora. Mas consegui entender quanto custava (Сколько стоит – Skol’ko stoit) e paguei em rublos. Achei o máximo conseguir me comunicar, que é o que importa. Realmente recomendo ter algumas noções de russo e conhecer o alfabeto, os números, saber agradecer, desculpar-se, etc.

2016-06-20-at-18-49-08

Bushe – patisserie

No dia seguinte à nossa chegada fomos visitar o Palácio de Catarina, que fica numa cidade chamada Pushkin, perto de São Petersburgo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s