Pegamos um vôo de uma hora e meia de Vancouver para Calgary . Lá no aeroporto já tínhamos um transfer agendado para ir a Banff. A viagem de carro durou 2 horas.
Achei melhor não alugar carro, porque Banff fica dentro de uma parque nacional e poderíamos encontrar algum urso no caminho. Sobre os ursos vale a pena ler essas dicas de segurança do governo canadense.

Urso flagrado em Banff
Além disso, os lagos que íriamos visitar tem muitos turistas e fica difícil estacionar.
Ficamos hospedados no Buffalo Mountain Lodge, que fica perto do centro da cidade. No hotel tem um restaurante muito bom – o Sleeping Buffalo – onde jantamos todas as noites.
Ficamos três dias em Banff e aproveitamos para visitar os lagos Louise, Emerald e Moraine em uma excursão muito boa da Viator,

Lake Louise

Lake Emerald

Lake Moraine
Na excursão visitamos as Cataratas de Takakkaw, que ficam numa trilha muito fácil de chegar.

Cataratas de Takakkaw
No Yoho National Park fica uma ponte natural escavada pelo rio Kicking Horse.

Kicking Horse River
Na volta para Banff paramos junto aos túneis ferroviários em espiral do Kicking Horse Pass, que foram construídos para vencer o elevado aclive natural. Tivemos sorte que estava passando um trem bem na hora em que descemos do ônibus.
Pudemos ver o trem saindo 15 m acima enquanto ainda estavam entrando no túnel os últimos vagões no ínicio da espiral.

Spiral Tunnel no Kicking Horse Pass
No dia seguinte pegamos a SUV do hotel para ir até o centro. Em frente ao Elk+Avenue Hotel (333 Banff Ave) fica o ponto da shuttle que leva até a entrada da gondola para visitar a Sulphur Mountain. A vista lá de cima é muito bonita e vale a pena fazer esse passeio.

Gondola Ride – Sulphur Mountain
À tarde fomos visitar o centro de Banff, que é uma cidade muito simpática.

Centro de Banff
O próximo destino agora era a costa leste – Montreal. Na manhã seguinte tínhamos o transfer de Banff para Calgary e de lá mais um vôo de 4 horas para Montreal.