Viemos de Montréal para Québec de avião num vôo rápido de 56 minutos. Fizemos esta opção porque estávamos usando milhas do programa Smiles com a AirCanada.
Nos hospedamos na Vieux-Québec, próximo ao Fairmont Château Frontenac, no Hôtel Sainte-Anne. Chegamos ao meio-dia e almoçamos no próprio hotel (Grill Sainte-Anne), já que à tarde tinhamos programado um tour fotográfico com a Marie-Pierre da Nomad Tours.

Fairmont Château Frontenac
Antes da viagem recebemos dicas da Marie-Pierre dos pratos típicos e dos restaurantes de Québec. Fizemos reservas on-line dos restaurantes atraves do bookenda.
A Marie-Pierre nos mostrou os pontos fotogênicos de Québec, além de contar a rica história da cidade. Foi muito bom conhecer a cidade do ponto-de-vista de uma moradora local!

Marie-Pierre com a folha típica do Canadá
Indo da cidade alta (Haute-Ville) para a baixa (Basse-Ville), avistamos os famosos afrescos (murais) de Québec. São muito interessantes e ricos em detalhes.

La Fresque des Québécois

La Fresque du Petit-Champlain
Visitamos o Morrin Centre, que foi uma antiga prisão, onde tem um tour bem legal e uma biblioteca inglesa. Nas janelas têm as marcas das barras da prisão.
Outro museu interessante é o Musée des Ursulines, que fica próximo do Morrin Centre.
À noite fomos conhecer o 1608 Wine & Cheese Bar no Fairmont Château Frontenac, que tem no nome a data de fundação de Québec.
No dia seguinte fizemos o tour gastronômico Island of Orleans Food and Drink Tour, com degustação de vinho (Vignoble du Mitan), cidra (Cidrerie Bilodeau), chocolate e sorvete (Chocolaterie de l’Ile d’Orléans) e doces (Nougaterie Québec).
À noite tínhamos reservas no restaurante Côtes à Côtes, onde são famosas as Baby Back Ribs.
No terceiro dia fomos passear na Basse-Ville, na Rue Saint-Paul.

Rue Saint-Paul, Basse-Ville
Almoçamos no restaurante Cochon Dingue Champlain. A comida é muito boa!

CÔTES LEVÉES DUBRETON FUMÉES MAISON
AU BOIS D’ÉRABLE – Cochon Dingue
O jantar foi no Tournebroche.

Tournebroche
No dia seguinte fomos provar o verdadeiro “poutine“, prato típico de Québec, no restaurante Aux Anciens Canadiens.

Poutine
Ficamos ao todo 4 dias em Québec. Na última noite cruzamos o Rio Saint-Laurent de ferry boat até Lévis, onde se pode degustar as cervejas artesanais do Corsaire Pub.

Corsaire Pub
De lá se tem uma vista excelente do Château Frontenac.

Fairmont Château Frontenac visto de Lévis no Ferry Boat